Canais de denúncia

Integridade e conformidade com leis e regulamentos são as principais prioridades e pilares da cultura corporativa da Scania. Para incentivar uma cultura de transparência e detectar possíveis erros, a Scania tem um sistema global de denúncias. O canal de denúncias e os procedimentos para se conduzir investigações internas estão estabelecidos em uma Política Global do Grupo Scania.

O canal de denúncias da Scania é baseado em princípios fundamentais como o direito ao anonimato e proteção do denunciante, bem como a presunção de inocência e imparcialidade das investigações. Funções dedicadas em Group Compliance, Segurança Corporativa, Auditoria Interna e RH cuidam das suspeitas de violações recebidas e também do processo de investigação interna. Isso inclui o recém-criado Escritório Central de Investigações da Scania, uma função dentro de Group Compliance que registra e processa as suspeitas de violação recebidas. Uma investigação só é iniciada após um exame cuidadoso dos fatos e uma suspeita razoável de violação regulatória. O canal de denúncias da Scania está alinhado com o canal de denúncias da TRATON SE, e os departamentos da Scania envolvidos em denúncias e investigações internas trabalham em estreita colaboração com colegas do Departamento de Investigações da TRATON.

As pessoas que estão cientes de uma violação em potencial são incentivadas a falar e a denunciar, principalmente, as violações das leis e do Código de Conduta da Scania que forem cometidas por colaboradores Scania e que estejam relacionadas ao exercício de suas funções na empresa. Existem vários canais de denúncia disponíveis:

Canais de denúncia da Scania

  • Liderança imediata
  • Departamento de RH (local ou central )
  • Departamento de Group Compliance (Scania Group Compliance - whistleblower@scania.com)
  • Departamento de Auditoria Interna (Group Internal Audit)
  • Corporate Security - Segurança Corporativa

Se uma liderança ou o Departamento de RH receber uma denúncia, a informação deve ser encaminhada para o Escritório Central de Investigações da Scania, conforme procedimentos internos.

Canais de denúncia da TRATON/VW

Departamento de investigações da TRATON (Investigation-Office@traton.com). Como mencionado abaixo, denunciantes podem contatar a TRATON SE diretamente através do e-mail, em qualquer língua.

Portal Speak up!: https://www.bkms-system.net/TRATON.

O portal está disponível em várias línguas, e mesmo se uma língua específica não estiver disponível no portal, o denunciante poderá escolher qualquer língua para enviar a denúncia. O denunciante também pode escolher se manter anônimo pelo portal Speak up!. Os documentos relacionados ao incidente podem ser anexados através do portal. O departamento de investigação da TRATON irá contatar o denunciante para maiores esclarecimentos ou ações através do portal do Speak-up!, o que garantirá o anonimato quando este for solicitado.

Linha direta de denúncias da Volkswagen 24/7:

Suspeitas de violações regulatórias também podem ser reportadas através da Linha direta de denúncias da Volkswagen. A linha direta de denúncias da Volkswagen 24/7 está disponível 24h por dia e 7 dias da semana e recebe denúncias de todas as marcas do Grupo Volkswagen, além disso conta com um call center que transfere chamadas de forma protegida para o Departamento de investigação da TRATON.

Veja como usar a linha direta da VW:

+49 5361 946300. (sujeito à cobrança de encargos de chamada internacional) ou, ainda, através do número de ligação gratuita acessível internacionalmente em determinados países: +800 444 46300 (disque o código de acesso internacional + número), ou ainda, +001502123911381 (sujeito à cobrança de encargos de chamada internacional)

Dependendo do país em que você estiver ligando é possível que o número internacional gratuito não esteja disponível em razão de algumas operadoras não prestarem esse serviço. Se esse for o caso, por gentileza, use o número sujeito à cobranças ou ainda, o número específico para o seu país.

 

País

Número de ligação gratuita        

Brasil

0800-5912743

México

001-800-4610242

República Eslovaca

0800-002576

Estados Unidos da América                         

833-6571574

África do Sul

0800-994983

Malásia

1-800-819523

Argentina

0800-6662992

Alemanha

0800 444 46300

Para o Brasil, há ainda, um número local sujeito à encargos locais: 0 +(operadora)+21+23911381.

Adicionalmente, em qualquer momento e em qualquer língua, denunciantes internos ou externos podem relatar uma violação diretamente e de forma confidencial para o Departamento de Investigações da TRATON ou Departamento do Investigações da SCANIA:

TRATON SE
Investigation Office
Dachauer Strasse 641
80995 Munich, Germany
E-mail: investigation-office@traton.com

Scania CV AB
Scania Investigation Office Hub, at Scania Group ComplianceVagnmakarvägen 1, 151 32 Södertälje, Sweden
E-mail: whistleblower@scania.com

Também é possível contatar a Ouvidoria do Grupo Volkswagen. Para mais informações: clique aqui.

Todas as denúncias sobre possíveis violações serão tratadas com a máxima seriedade pela Scania. No entanto, denúncias realizadas em má-fé contendo alegações conscientemente falsas contra colaboradores da Scania não serão toleradas. Esse tipo de denúncia constitui, por si só, uma violação em potencial e pode estar sujeita a investigações internas, além de possíveis penalidades contra a pessoa que realizar uma denúncia em má-fé.