Scania Latin America

História

Uma das líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus, motores industriais e marítimos.


A empresa iniciou suas atividades em 1891 em Södertälje, na Suécia. Hoje são cerca de 41 mil colaboradores em mais de 100 países, trabalhando nas unidades de produção, vendas e serviços.

As unidades fabris estão localizadas na Europa e na América Latina.

Presente no Brasil desde 1957, naquela época no bairro do Ipiranga, em São Paulo, teve o seu primeiro caminhão fabricado no ano seguinte.

Cinco anos depois, São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi a cidade escolhida pela Scania para construir a planta brasileira, a primeira fora da Suécia.

A Scania Latin America está localizada numa área de mais de 400m², e é a única planta fora da matriz a produzir o produto completo. Na unidade, mais de 4000 colaboradores atuam nas Fábricas de Cabinas, Chassis, Motores, Transmissão, além da área de Pesquisa & Desenvolvimento e áreas administrativas, produzindo e exportando veículos e componentes para toda a América Latina, África, Ásia e Oriente Médio.

Em 1976 foi inaugurada a unidade de Tucumán, na Argentina, especializada na produção de peças de transmissão que são exportadas para atender o mercado da Scania na América Latina e na Europa.
 

Confira um pouco dessa história no vídeo